Domingo, 16 de Julho de 2006

e-Learning

As novas tecnologias estão a transformar as relações do trabalho na escola, na sociedade e na vida e apresentam-se como um meio de aproximação entre a Escola e o Mundo envolvente. Desta forma é cada vez mais frequente a utilização das novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem online.

Traduzir o termo e-Learning resulta em “aprendizagem electrónica”, contudo surge muitas vezes como ensino à distância, formação contínua e auto-formação.

Segundo Pouts-Lajus (2002) a expressão e-Learning é objectiva e é pedagogicamente correcta. Objectiva, porque significa “aprender através de redes electrónicas”. Pedagogicamente correcta porque coloca ênfase na actividade autónoma do aluno, exigindo portanto, mudança de métodos e de organização.

Por sua vez a definição de e-Learning considerada pelo Conselho Europeu de Ministros de Lisboa, em 2000: “ a utilização das novas tecnologias multimédia e da Internet, para melhorar a qualidade de aprendizagem, facilitando o acesso a recursos e a serviços, bem como a intercâmbios e colaboração à distância”. Esta definição suscita uma necessidade de mudança do paradigma da educação, das competências de professores e de alunos, dos métodos e estratégias, tendo em vista a competitividade europeia.

Com base no modelo de “Jigsaw”, Paulsen(2002:22-23) representa e-Leraning através da articulação das quatro áreas que caracterizam o sistema de educação online:

·         Ferramenta de Concepção de Conteúdos (Content Creation Tools)

·         Sistema de Gestão de Aprendizagem (Learning Managemente System)

·         Sistema de Gestão de Estudantes (Student Management System)

·         Sistema de Gestão Financeira (Accountig System).

O mais importante notar é que estamos a falar de sistemas que agrupam certas funcionalidades do software, que estão ao serviço de processos de aprendizagem centrados nos alunos. Estes sistemas encontram-se em constante mudança, logo as estratégias pedagógicas a adoptar de acordo com as potencialidades das tecnologias para a criação dos novos contextos de educação e formação em rede apresentam-se também elas em transformação.

Ver Publicações do nonio a propósito do e-Learning.

 

sinto-me:
tags:
publicado por supermarta às 01:46

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O que foi a disciplina de...

. Moodle

. Educação Colaborativa

. e-Learning

. E-Portfolio

. Caça ao Tesouro

. A Webquest na Escola

. A importância das funções...

. Blogar é Educar

. Portfolio Comum e/ou Port...

.arquivos

. Julho 2006

. Abril 2006

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds